Por que 'Gabriela'? O que significa o nome do grupo de apoio

February 16, 2018

Quando o grupo de apoio Gabriela ainda estava no papel, era preciso encontrar o nome perfeito. Que transmitisse os valores do grupo e representasse mulheres que passaram por violência doméstica. No estudo de naming, surgiu Gabriela - comum entre as mulheres, assim como é comum a violência doméstica nos lares brasileiros. Afinal, é preciso desmistificar o tema e retirar os panos que o cobrem.

 

O nome também se refere à personagem do romance "Gabriela, Cravo e Canela", de Jorge Amado. Na obra, Gabriela é uma mulher independente, decidida e segura de si. Chama a atenção não só pela beleza física que carrega, mas pela personalidade marcante que possui. Força e determinação são conceitos importantes na recuperação pós-violência doméstica.

 

A Gabriela de Jorge Amado guarda a marca do estupro na infância. Ela foi repetidamente molestada por um tio quando era criança. Apesar disso, é conhecida na literatura brasileira pela liberdade sexual que ela mesma se permite ter. A dor do passado não a enfraqueceu e a impediu de se conhecer e assumir sua identidade.

 

 

 

Logomarca

 

O escudo com o perfil de um rosto feminino em seu interior representa a força e o poder de autodefesa da mulher. Os traços delicados e a cor carmim complementam a arte, que foi desenvolvida pela designer Isabella Ferraz.
 

 

 

Os valores da Gabriela

 

"Enfrentar a violência doméstica; Estimular a autoestima e equilíbrio emocional das mulheres; Promover o autoconhecimento e bem-estar; Desenvolver boa comunicação; Disseminar respeito, empatia e espírito vencedor; Exercitar a sororidade; Desconstruir o sexismo."

 

 

Acompanhe a Gabriela nas redes sociais: facebook.com/sougabriela | instagram.com/grupogabriela | twitter.com/grupogabriela

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Onde encontrar ajuda para superar um relacionamento abusivo

April 13, 2018

1/3
Please reload

Posts Recentes

February 6, 2018

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square