Aprenda a respiração do yoga para afastar o mal-estar

February 24, 2018

Quando o nervosismo e a ansiedade tomam conta, parece que tudo fica mais denso e complicado de lidar. O seu dia já não é o mesmo e você passa a se irritar facilmente. Para desvendar algumas práticas de relaxamento, conversei com a professora de vinyasa yoga Sheila Hundzinski.

 

 

Sheila me contou que há séculos, os yogis (praticantes de yoga) utilizam as técnicas de respiração chamadas pranayamas. Elas têm inúmeros benefícios à saúde física e mental. "São um meio de internalizar a sua atenção e mantê-la, abandonando pouco a pouco a ansiedade", observa a professora.

 

As respirações do yoga auxiliam a concentração e melhoram a vitalidade. Estudos também indicam podem melhorar o sistema imunológico e ajudar a reduzir os sintomas relacionados a estresse, insônia e até depressão. Prestar atenção à respiração é entrar em contato com o próprio corpo. Vamos conhecer um pranayama?

 


Aprenda a técnica da respiração controlada


1. Deitada, sentada ou em pé, coloque as mãos sobre a barriga, na altura do umbigo


2. Feche seus olhos


3. Inspire lentamente pelas narinas, expandindo sua barriga e contando até cinco


4. Pause contando até cinco


5. Expire pelas narinas contando até cinco


6. Traga, então, uma intenção. Um motivo pelo qual você está disposta a praticar a técnica. Dê preferência a motivos que tragam benefícios a você e aos outros seres


7. Siga o seu ritmo e tente praticar pelo menos 10 minutos por dia (preferencialmente logo ao acordar e antes de dormir)

 

8. Traga o sentimento de gratidão ao seu coração. Agradeça pelos seus sentidos (visão, audição, paladar, tudo!); às mulheres que em algum momento te deram apoio; por ter uma mente capaz de pensar e agir... Diga, silenciosamente a você mesma: "eu agradeço por... (aquilo que desejar agradecer)"

 

9. Lentamente, abra seus olhos.

 

 

É importante frisar que é recomendada a presença de professores na prática de quaisquer atividades físicas. No caso do yoga, porém, há técnicas disponíveis na internet, em livros e até aplicativos gratuitos para o celular. Bom relaxamento!

 

 

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